As tratativas aconteceram por intermédio do PPGOdonto da UPF e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Granada. “O meu orientado de pós-doutorando, Oscar Pecho, que veio da Universidade de Granada, sugeriu a parceria porque as instituições têm trabalhos com linha de pesquisa semelhante. Em Granada têm o programa de Física que estuda propriedades ópticas e nós temos uma linha de pesquisa forte que estuda a cor na odontologia”, explicou o professor e pesquisador do PPGOdonto.
A parceria entre os grupos de pesquisa dessas duas universidades já acontecia antes do convênio. “Nós já temos produção em conjunto. Já publicamos artigos de alta qualificação envolvendo pesquisadores dos dois programas. O que aconteceu hoje foi a oficialização desta colaboração”, explicou o professor. O convênio beneficia a troca de experiências entre as instituições. “Esse convênio abre um leque de cooperação. Ele é institucional e proporciona o intercâmbio de alunos, professores e de trabalhos”, destacou Della Bona.
Universidade de Granada
A Universidade de Granada, na Espanha, foi fundada em 1531. As unidades de ensino (faculdades, escolas e departamentos) são divididas em cinco campi. Possui mais de 60 mil estudantes de graduação e pós-graduação e outros 20 mil que realizam cursos complementares. Tem 3.650 professores e mais de 2 mil funcionários.