De acordo com o ministro, a UFF é destaque no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), pois é uma das instituições que mais cresceram em número de vagas e de matrículas. “O governo federal vai continuar apoiando a universidade em seu processo de expansão para que ela seja cada vez mais referência entre as instituições de educação superior brasileiras”, disse Paim. Ele lembrou uma frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
O Instituto Biomédico, fundado em 1968, é constituído pelos departamentos de Fisiologia e Farmacologia (MFL); Microbiologia e Parasitologia (MIP) e Morfologia (MMO). Todos os alunos dos cursos da área da saúde cursam diversas disciplinas no instituto. Ali são desenvolvidas também atividades de pesquisa e extensão.
Desde 2002, o Instituto Biomédico conta com o curso de graduação em biomedicina. Além disso, oferece os cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, em ciências biomédicas e em microbiologia e parasitologia aplicadas.
Também nesta segunda-feira, em Niterói, o ministro Henrique Paim recebeu o título de doutor honoris causa da UFF, em solenidade no teatro da instituição. A homenagem é concedida a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade.
MEC Assessoria de Comunicação Social