
Assim como no ano passado, 80% das vagas (5.487) serão preenchidas por meio do vestibular anual e os 20% restante (1.211) serão preenchidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em edital próprio. O que significa que os candidatos podem disputar vagas em ambos os processos seletivos.
Além disso, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro, equivalem a única etapa de seleção para o ingresso na UFPA. A exceção são os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, os quais precisam passar por Exames de Habilidades, já agendados para o dia 14 de dezembro.
Inscrição e isenção – As inscrições para o PS 2015 acontecem unicamente pelo endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br e apenas quem se inscreveu no Enem poderá participar. Por outro lado, estar inscrito no Enem não garante aos candidatos inscrição automática na federal paraense. É preciso que os estudantes que desejam ingressar na UFPA preencham o sistema de inscrição no site do Ceps.
“Recomendamos que os candidatos observem com atenção os dados fornecidos no momento da inscrição, em especial o número de CPF e o número de inscrição no Enem. Isso porque usamos estas informações para obter as notas dos candidatos no Enem. Se ocorrerem erros em relação a estes dados, o candidato não constará como inscrito no nosso Processo Seletivo”, detalha Marilucia Oliveira, diretora do Ceps.
De acordo com a legislação vigente, todos os estudantes oriundos de escola pública ou os que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas, na condição de bolsistas, estão isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 25,00.
Cotas – No ato da inscrição, os candidatos também precisam indicar em que condições desejam concorrer às vagas, ou seja, se desejam participar do Sistema de Cotas. Os percentuais de reserva de vagas foram mantidos.
Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, a reserva de vagas garante que 50% das oportunidades ofertadas a cada ano sejam reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (cota escola). Dentro deste grupo, cerca de 40% das vagas são destinadas para a cota escola pretos, pardos e índios, ou seja, candidatos da rede pública que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas.
Sendo que a 25% das vagas destes dois tipos de cotas são reservadas a cota renda, ou seja, específicas para quem cursou o ensino médio na rede pública e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola - renda) ou que estudou o ensino médio na rede pública; se autodeclara negro, pardo ou indígena; e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola pretos, pardos e índios - renda).
Para o PS 2015, há 2.745 vagas ofertadas pelo sistema de cotas sendo: 179 vagas para a cota pretos, pardos e índios – renda; 367 para a cota escola renda; 999 para a cota pretos, pardos e índios; e 1.200 para a cota escola; além das 2.742 vagas que não são reservadas ao sistema de cotas.
Novos cursos e número de vagas – Se somadas, as vagas ofertadas pelo PS 2015 (5.487), pelo SISU 2015 (1.211), pelos Processos Seletivos Especiais (1.035) e pelos Processos Seletivos á Mobilidade Interna -Mobin - e Externa - Mobex – (774), ao todo, a instituição abre 8.507 oportunidades de ingresso no ensino superior público em 2015. Ou seja, 244 vagas a mais que as 8.263 ofertadas para 2014.
Já entre os 164 cursos ofertados, há cinco que aparecem pela primeira vez no Processo Seletivo Anual da UFPA (PS). São eles: Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais e Tecnologia de Geoprocessamento, ofertados no campus de Ananindeua; Engenharia Ferroviária e Logística, ofertado em Belém; e Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, ofertado no Campus de Salinópolis.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), Lúcia Harada, explica que a universidade têm se empenhado para a melhoria continua dos cursos, pelo aumento do número de opções de graduações disponíveis e pelo aumento de oferta de vagas nos já existentes.
“Para 2015, temos a ampliação de aproximadamente 240 novas vagas na UFPA e a oferta de dois cursos inéditos na região norte: Engenharia de Exploração e Produção em Petróleo e Tecnologia de Geoprocessamento. Com a criação, em 2013, dos dois novos campi, Ananindeua e Salinópolis, e os planos de expansão nos campi de Altamira e Tucuruí, novos cursos estão sendo previstos para serem ofertados nos próximos dois anos”, adianta a pró-reitora.
A expectativa da Universidade é que o número de inscritos no PS deste ano seja pelo menos 30% superior ao do ano passado, quando mais de 134 mil estudantes se inscreveram na UFPA.
“Isso porque mais de 433 mil estudantes paraenses se inscreveram no Enem este ano. Cem mil a mais que os 330.030 que se inscreveram no ano passado. Se no Pará, o aumento de inscritos é de 31,46% e na região norte o percentual de inscrições aumentou 27,36%, em relação a 2013, provavelmente também refletiremos este aumento”, estima Mauro Magalhães, assessor da Proeg.
Serviço:
Edital do Processo Seletivo 2015 da UFPA (PS 2015)
Período: 4 a 20 de novembro
Local: www.ceps.ufpa.br
Taxa de Inscrição: R$ 25,00
Prazo de Pagamento da taxa de inscrição: Até o dia 21 de novembro.
Informações: (91) 3201.7266 / 3201.8386 / 3201.8387 ou na página do concurso. (http://www.ceps.ufpa.br/daves/PS%202015/EDITAL%20PS2015_N%C2%BA%207_201.pdf)
Assessoria de Comunicação da UFPA