Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Leo WetzelsNesta quinta-feira, 25 de setembro, o professor e pesquisador da Vrije Universiteit Amsterdam, da Holanda, Leo Wetzels, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS, às 10h30min, no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A cerimônia contará com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, e demais integrantes da administração superior. A honraria foi proposta pela Faculdade de Letras da Universidade (Fale).
O homenageado se destaca pelo importante papel na área de língua indígena e no estudo da Fonologia. A diretora da Fale, professora Regina Kohlrausch, lembra que muitos estudiosos e pesquisadores brasileiros que se dedicam à descrição de línguas indígenas realizaram seu doutoramento ou pós-doutoramento sob a supervisão e orientação do professor. Wetzels já atuou como professor visitante na PUCRS, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo, entre outras instituições brasileiras.

O pesquisador atuou também como diretor de pesquisa do Laboratoire de Phonétique et Phonologie da Sorbonne-Nouvelle, em Paris. Tem diversas publicações sobre o português brasileiro e sobre línguas indígenas no Brasil. Possui mestrado em língua e literatura francesa e em linguística geral, pela Radboud Universiteit, da Holanda. Também fez doutorado em linguística pela mesma universidade, onde atuou como docente.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.