Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com o objetivo de integrar as empresas ao ecossistema de inovação por meio do desenvolvimento de pesquisa científica, a Inovatec Brasil 2014 será realizada nesta terça (16) e quarta-feira (17). A Inovatec reúne instituições de pesquisa do Paraná e grandes nomes da inovação no Brasil com o objetivo de promover a interação entre a indústria e a academia em projetos de inovação tecnológica. Os empresários participantes poderão entrar em contato com pesquisadores de cerca de 900 projetos,
das áreas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia, Alimentos, Construção Civil, Química, Petroquímica, entre outras. São oportunidades para lançar produtos que atualmente não existem no mercado e com potencial de atender necessidades sociais. A programação conta, ainda, com painéis de discussão, talk-shows, rodadas de negociação, mesas-redondas, conferência, feira de negócios e espaço do empreendedor.

A feira é promovida pela PUCPR, UTFPR, UFPR, TECPAR, universidades estaduais (Unioeste, Unicentro, UEPG, UEL, UEM e UENP), bem como pelo Sistema FIEP e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O SEBRAE e a Fundação Araucária patrocinam este evento que acontecerá no Centro de Convenções da FIEP, localizado na Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

No dia 17 de setembro, às 19h30, o diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, cuja incubadora é considerada a melhor do Brasil pelo ranking sueco UBI Index, José Alberto Sampaio Aranha, irá proferir a palestra “Spin-offs dos Ecossistemas de Inovação no Brasil”. Ele abordará a valorização do capital intelectual, transferência de tecnologia e geração de resultados. Aranha também é membro dos Conselhos da Endeavor Brasil e do Instituto Educacional da BM&F BOVESPA.

Como conferência internacional, a palestra com o italiano Francesco Balducci sobre pesquisa e inovação em projetos colaborativos, que será no dia 17, a partir das 18h30. Balducci tem experiência com a captação de recursos para pesquisas e a interação entre empresa e universidade.

Marcos Oliveira de Carvalho, fundador e diretor-presidente da empresa Neoprospecta, que começou como uma start up da área de Biotecnologia, fará uma palestra no dia 16, às 18h. O tema da conferência é Trilhas de Inovação em Biotecnologia. Carvalho irá contar os passos que trilhou no desenvolvimento de sua empresa, que propõe a inovação em análise microbiológica molecular em larga escala baseada em sequenciamento de DNA.

Transferência de Tecnologia, Lei da Inovação e Gestão de Ativos Intelectuais, é um dos temas dos painéis de discussão e contará com a apresentação de Marli Elizabeth Ritter dos Santos - Diretora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS. Outros temas abordados são: Inovação em Modelos de Negócios, com Cesar Reinaldo Rissete, Gerente SEBRAE/PR; Mecanismos de incentivo à inovação, com Rafael Paganotti Figueiredo, gerente de Fármacos e Biotecnologia da FINEP; e Open innovation e o conceito de redes distribuídas, com Marcelo Castilho, da Reos Partners Associate.