No ICMC, a nota máxima foi alcançada pelos cursos de Ciências de Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e Matemática Aplicada e Computação Científica – sendo que esses dois últimos foram avaliados na mesma categoria.
Já os demais cursos do ICMC não foram avaliados pelo Guia. No caso do Bacharelado em Estatística, isso se deve ao fato de sua criação ser recente (2009) e ter formado a primeira turma no ano passado. Para passar pelo crivo do Guia, a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2012. Quanto às licenciaturas (Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Matemática), também ficaram de fora do Guia, pois a publicação avalia somente as licenciaturas da área de Educação Física e Pedagogia.
Metodologia do Guia – A avaliação do Guia do Estudante é constituída de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). São avaliados critérios como corpo docente, produção científica e instalações físicas. Por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.
Ranking Universitário da Folha – Outra avaliação que tem a função de ajudar os estudantes a escolherem um curso de graduação e comparar 192 universidades brasileiras é o Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 8 de setembro. A primeira colocada em 20 de 40 áreas da graduação é a USP. O RUF classifica as universidades a partir de indicadores de pesquisa, ensino, inserção no mercado de trabalho, inovação e internacionalização.
Os resultados da USP seriam ainda melhores se a avaliação não levasse em conta o Enade (exame federal de alunos), do qual a Universidade não participa integralmente. Isso leva a Instituição a zerar nesse indicador, que vale 4% da nota dos cursos.
Saiba mais:
Entenda as diferenças entre os cursos oferecidos pelo ICMC na área de computação (icmc.usp.br/e/bfb7e) e de matemática (icmc.usp.br/e/a0a04).