E nove cursos foram agraciados com três estrelas, sendo eles: Ciências Sociais, da Unidade de Amambai; Agronomia e Zootecnia, de Aquidauana; Agronomia, de Cassilândia; Sistemas de Informação, de Dourados; Pedagogia, de Maracaju; Direito, de Naviraí, Administração e Ciências Econômicas, de Ponta Porã.
A primeira versão do Guia do Estudante foi publicada em 1984, como uma edição especial do Almanaque Abril. O objetivo principal, que se manteve ao longo dos anos, era o de orientar os estudantes que planejam ingressar no ensino superior, sobre o que e onde estudar, apresentando informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões.
A metodologia utilizada na avaliação se trata de uma pesquisa de opinião com os pareceristas (são mais de 3.600 especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas). Com isso, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.
A avaliação constará no "Guia do Estudante: Profissões Vestibular 2015", que passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014.