O ministro destacou a importância da formação profissional e tecnológica para o aumento da produtividade do trabalhador brasileiro e da competitividade da economia. “Não temos como continuar a crescer e a gerar empregos se não melhorarmos a capacitação da força de trabalho do Brasil”.
Paim lembrou que o aumento da produtividade está ligado à capacitação dos trabalhadores. “Os institutos são os principais instrumentos para cumprir essa tarefa, que hoje é indispensável para o país”, afirmou o ministro.
Reitores – O reitor João Carlos Salles Pires da Silva, da Universidade Federal da Bahia, é formado pela Universidade Federal da Bahia em licenciatura em filosofia, com mestrado em ciências sociais pela mesma instituição e doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia desde 2013, atualmente é professor associado 4 do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.
A reitora Ana Lúcia de Assis Simões, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é graduada em enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Universidade de Minas Gerais), mestre em enfermagem fundamental e doutora em enfermagem, ambos os títulos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente estava na classe de professor associado 3 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Renato da Anunciação Filho, que assume a reitoria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, é graduado em licenciatura plena em eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia, com mestrado em pedagogia profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica Y Profesional Hecto Alfredo Pineda Zaldívar, de Cuba. Atualmente, atuava como pró-reitor de administração e planejamento do Instituto Federal da Bahia.
Cícero do Nascimento Lopes, novo reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, é licenciado em Letras, mestre e doutor em literatura brasileira pela Universidade Federal da Paraíba. Desde 2006 ocupava o cargo de diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Campina Grande.
O reitor Marcelo Bregagnoli, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, é técnico em agropecuária, com licenciatura em ciências agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É mestre em fitotecnia pela mesma instituição e doutor em agronomia pela ESALQ/USP. Em sua carreira docente, atuou nos cursos de técnico em agropecuária e técnico em agroindústria.
MEC Assessoria de Comunicação Social