Além disso, os jovens poderão obter informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil da Universidade (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.
Para os professores, haverá o “Espaço do Educador”, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores da educação básica, além de trazer informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP.
A programação inclui, ainda, dinâmicas de orientação vocacional oferecidas pelo Instituto de Psicologia da USP e o Giro Cultural USP, que irá promover, de hora em hora, visitas monitoradas ao campus da USP da capital. Durante a feira, o Show da Física, o Show da Química e o Museu de Anatomia Veterinária da USP também estarão oferecendo apresentações e visitas monitoradas aos visitantes.
O objetivo dos organizadores é atrair um grande número de estudantes da rede pública de ensino para o evento. Para a campanha de divulgação deste ano, o “USP e as Profissões” conversou com ex-alunos de escolas públicas que foram aprovados no vestibular da Fuvest. Eles falaram sobre as dificuldades na hora do vestibular e suas dúvidas sobre a escolha do curso. Todo este material estará disponível no site do programa e também será apresentado durante a feira.
A iniciativa faz parte do programa “USP e as Profissões”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.
A Feira das Profissões funcionará das 9h às 17h e será realizada no Centro de Práticas Esportivas (Cepe), localizado à Praça Professor Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, em São Paulo.