Segundo o presidente da Jr. FEI, Matheus Garcia, o período de férias escolares é usado por muitos alunos para o desenvolvimento de projetos, pois “como não precisamos conciliar aulas e provas, temos mais tempo para nos dedicar ao trabalho”. Atualmente, a empresa júnior está focada nas atividades de duas comissões, para projetos sociais e visitas técnicas de alunos da FEI a indústrias, além da organização do Recruta FEI 2014 - evento que aproxima empresas dos estudantes e futuros profissionais, a ser realizado em agosto.
O tempo dedicado à Jr. FEI não vale como estágio, mas os integrantes destacam a importância do conhecimento e da experiência adquiridos, que farão diferença no mercado de trabalho. Fernando Vignola, aluno do 3º ano de Engenharia na FEI, atua como diretor de Recursos Humanos na empresa júnior e afirma: “o aprendizado desse trabalho, somado ao contato com uma empresa de recrutamento, é muito importante. Hoje tenho uma visão mais ampla e completa de como funciona uma empresa e dos processos de seleção”.
Para os alunos que participam de projetos especiais da FEI, como o FEI Baja, Fórmula e AeroDesign, voltados ao desenvolvimento de protótipos automobilísticos e aeronáuticos, para competições estudantis no Brasil e no exterior, o empenho durante as férias é fundamental para obter bons resultados. Para Bruno Ferreira, integrante da equipe AeroDesign FEI, “o esforço compensa pelo aprendizado, talvez mais do que se eu estivesse estagiando”. Segundo ele, toda a equipe trabalhou nas férias, o dia todo, em função da preparação de um relatório que precisa ser entregue no começo de agosto.
“Nas férias, todos ficam mais unidos e produtivos”, diz Rene Brandão, capitão da equipe Fórmula FEI, que também trabalha intensamente em julho. "Estamos finalizando o carro para a competição de outubro. Fora do período de aulas é mais fácil se concentrar e acabamos rendendo mais.”
Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, departamento responsável pelos projetos FEI Baja, Fórmula e AeroDesign, prof. Roberto Bortolussi, o fato dos alunos estarem desenvolvendo o projeto nas férias demonstra o comprometimento que possuem com os projetos e com a vida acadêmica. “Eles sabem que, quando começarem as aulas, também terão que se dedicar a assistir às aulas, às provas e aos trabalhos, portanto, utilizam o período de férias para desenvolver os projetos, pois estão preocupados com o resultado nas competições. Essas características e o comprometimento eles levam para a vida toda”.
A Instituição também vê com bons olhos o empenho dos alunos, que se dedicam aos projetos por vontade própria, seja nas férias ou feriados prolongados. “É gratificante ver os alunos se envolvendo com projetos mesmo em período de férias. Demonstra o interesse e a motivação que têm por aprenderem e se desenvolverem, características que irão diferenciá-los na vida profissional. É mais que a aprendizagem adquirida, revela iniciativa e dedicação”, afirma a profa. Dra. Rivana Basso Fabbri Marino, vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário da FEI.
Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br