Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Vida de vestiba não é fácil. Para quem está fazendo o terceiro ano do Ensino Médio, então, nem se fala! Depois de muita preparação, finalmente o grande dia se aproxima para quem vai prestar o Vestibular de Inverno 2014 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E, junto a ele, vem a ansiedade, o nervosismo e a aflição. Afinal, são mais de 12,5 mil candidatos disputando 716 vagas em 38 cursos. No caso daqueles candidatos que sonham com uma vaga em Medicina, são mais de 237 candidatos por vaga. Os que querem seguir a carreira de Engenharia Civil enfrentam uma concorrência de 53,7 candidatos por vaga.
Direito Noturno e Odontologia também registram mais de 30 candidatos por vaga. Uma concorrência e tanto! É aí que fica a dúvida: o que fazer nos dias que antecedem o vestibular? Qual a melhor forma de encarar o tão esperado dia?

Segundo especialistas, o importante é manter o ritmo. Na reta final, o mais recomendável é revisar os assuntos conhecidos, aliando dicas de última hora, apostas de temas e apoio emocional. Os aulões de véspera são uma boa escolha. No decorrer desta semana, está sendo oportunizado aos alunos do “terceirão” do Colégio Marista Pio XII esse período de revisão. São momentos que ninguém quer perder. É a hora de tirar aquela última dúvida, treinar mais uma redação, rever os exercícios mais difíceis.

Por outro lado, também é importante relaxar. O descanso e a calma devem ser priorizados. Sair com amigos, ir ao cinema e praticar atividades físicas são uma boa pedida. Programas leves acabam sendo excelentes formas de controlar a ansiedade, afastar a preocupação e canalizar a energia do candidato.  

É preciso atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso aos locais de prova, pois é comum acompanharmos pelo noticiário as histórias de candidatos que ficaram para fora por chegar alguns minutos atrasados. Os organizadores dos vestibulares são rígidos quanto a isso e não existem exceções! Uma boa dica é testar o caminho até o local de provas. Quem vai de transporte público, por exemplo, precisa ter certeza dos horários disponíveis de ônibus. Quem pode contar com transporte particular, precisa estar atento ao possível trânsito que se forma nas redondezas dos locais de prova. O melhor é sair de casa com antecedência para que o cumprimento do horário não seja mais um motivo de ansiedade.

 Também é aconselhável reler o Manual do Candidato referente às orientações gerais que garantem a participação do estudante no processo seletivo. De nada vale passar meses estudando e ser desclassificado no vestibular por alguns descuidos, como não estar com a documentação correta e completa, com as canetas recomendadas, o cartão de inscrição e outros objetos que deverão ser levados no dia da prova.

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas diferentes nos dias que antecedem a prova, garantir boas noites de sono também são formas de se preparar para o grande dia. No mais, é só confiar no seu potencial e arrasar na prova. Se você estudou, essa vitória já é sua.

Por Everton Luis Gardinal
Assistente Psicopedagógico do Colégio Marista Pio XII, Ponta Grossa - PR - Brasil.