
Lafer disse se sentir honrado por receber o título. “É um reconhecimento que aquece o coração de um professor universitário. É pelo meu percurso mas é também pelo Brasil e pelo que o país representa no mundo”, disse.
O presidente da FAPESP assinou, em 2011, acordo de cooperação com a University of Birmingham, por meio do qual as instituições financiam o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos, reunindo pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido. No âmbito do acordo, já foram lançadas duas chamadas de propostas de pesquisas,
Ao assumir a presidência da FAPESP, em 2007, Lafer colocou grande ênfase na cooperação internacional. Desde então, a Fundação firmou mais de 90 acordos de cooperação com universidades, conselhos de pesquisa e empresas em 20 países. “É importante criar uma comunidade integrada de pesquisadores com o compromisso compartilhado na condução da pesquisa científica”, disse Lafer.
O embaixador brasileiro no Reino Unido, Roberto Jaguaribe, foi um dos convidados de honra do evento e acompanhou Lafer também em uma exposição de pôsteres explicativos de alguns projetos conjuntos da University of Birmingham com a FAPESP.
“Este título é um gesto de reconhecimento de um grande scholar brasileiro que tanto contribui nos âmbitos acadêmico e político. O professor Lafer comanda a instituição brasileira de pesquisa mais importante fora do âmbito federal e que tem contribuído para aumentar a cooperação entre o Brasil e o Reino Unido”, disse Jaguaribe.
Jaguaribe e Lafer participaram em seguida de uma apresentação dos alunos brasileiros que estão em Birmingham como parte do programa Ciências sem Fronteiras.
Segundo nota oficial da University of Birmingham, a cooperação com a FAPESP é a pedra angular do sucesso de seu envolvimento com o Brasil e contribuiu para que a universidade fosse premiada na categoria Estratégia Internacional de Destaque durante a cerimônia deste ano do Prêmio de Liderança e Gestão da revista Times Higher Education. Fundada em 1900, a University of Birmingham tem um importante histórico de contribuição científica, que inclui oito prêmios Nobel.
Na quinta-feira (17/07), Lafer assinará em Roma um acordo de cooperação entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). A lista de convidados para o evento inclui o embaixador brasileiro na Itália, Ricardo Neiva Tavares; o reitor da USP, Marco Antônio Zago; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, que participará por meio de videoconferência.
Agência FAPESP