Dilma observou que nenhum país do mundo se desenvolveu sem dar importância estratégica à formação profissional de qualidade. “O Brasil precisa da sua formação profissional”, disse. A presidenta destacou que o Pronatec oferece cursos adequados a cada região. “Precisamos apostar na qualificação do trabalho”, concluiu.
De acordo com o ministro Henrique Paim, o Pronatec cria oportunidades para quem quer se qualificar. “O avanço social depende da educação”, afirmou.
No Espírito Santo, o Pronatec já realizou mais de 187 mil matrículas em 69 municípios, das quais 76 mil por meio do Bolsa-Formação, que oferece vagas gratuitas nos cursos de capacitação profissional. Apenas na capital Vitória, foram realizadas 28 mil matrículas.
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica e, até o final de 2014, ofertar 8 milhões de vagas, totalizando um investimento de R$ 14 bilhões no período. O programa atingiu, até o momento, a marca de 7,4 milhões de brasileiros atendidos em mais de 4 mil municípios.
MEC Assessoria de Comunicação Social