Paim destacou a importância da expansão da educação profissional no desenvolvimento do país. “O Brasil vem construindo políticas para que cada brasileiro tenha mais oportunidades, de acordo com seu esforço e sua trajetória educacional”, disse. “Os institutos federais têm um papel fundamental para este avanço.”
Francisco Nairton do Nascimento é graduado em licenciatura em ciências agrícolas e em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É também mestre em fitotecnia pela mesma universidade. Atua como professor efetivo do Instituto Federal de Tocantins, desde 2008, nas áreas de manejo e tratos culturais, extensão rural, fitotecnia, irrigação e drenagem, agrometeorologia e produção de mudas. Foi diretor-geral da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, em Tocantins, por dois mandatos. Desde 2010 é reitor do instituto.
Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal de Tocantins passou de dois câmpus em 2002 (Palmas e Araguatins) para seis em 2010, com a criação das unidades de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Até o fim deste ano, estão previstas mais quatro — câmpus de Dianópolis e Colina do Tocantins e câmpus avançados de Lagoa da Confusão e Pedro Afonso.
MEC Assessoria de Comunicação Social