A carta foi assinada durante o seminário Joint CWRU/Brazil Network of Excellence, realizado com o objetivo de promover a cooperação acadêmica entre instituições de ensino Brasileiras e a universidade americana nas áreas de engenharia de polímeros e biomédicas. Em sua fala, Guimarães reafirmou o posicionamento da Capes em relação à cooperação internacional. "A Capes e a CWRU já atuaram juntas na área médica e agora estamos expandindo essa cooperação para a área das engenharias. A cooperação internacional é importante em qualquer que seja a área, daí o nosso interesse constante em novos acordos", disse.
Para o Associate Professor do departamento de Macromolecular Science & Engineering da CWRU, João Maia, as áreas propostas na carta de intenções vão ao encontro das necessidades do país. "Nosso objetivo é oferecer qualificação avançada em áreas de extrema deficiência nas empresas Brasileiras", explicou Maia.
De acordo com a proposta apresentada por Maia, o futuro acordo contemplaria bolsas nas modalidades de graduação sanduíche, mestrado, doutorado sanduíche, Professor Visitante Especial e pós-doutorado.
Estiveram presentes ainda autoridades do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI); de empresas como a Petrobras, Brasken, Halliburton e Dow Brasil, além de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), dentre outras.
Gisele Novais
CAPES Coordenação de Comunicação Social