
O instrumento permitirá o desenvolvimento de projetos em conjunto, incluindo iniciativas de pesquisa, capacitação, mobilidade acadêmica, treinamento em liderança e capacitação de professores.
A cooperação será promovida em áreas que são mutuamente benéficas para as comunidades acadêmicas de ambos os países. Entre as atividades previstas estão a promoção de intercâmbio de programas nas áreas de educação básica e tecnologias educacionais, formação e capacitação de cientistas, pesquisadores, professores, pessoal técnico da Capes e acadêmicos, inclusive nas áreas de língua inglesa, artes e esportes. Está prevista também a parceria entre universidades, instituições e escolas brasileiras e britânicas, a realização de seminários, workshops e conferências e a co-criação de uma rede de ex-alunos do Brasil e do Reino Unido.
Segundo Claudio Anjos, Diretor de Educação e Sociedade do British Council no Brasil, "este acordo tem por objetivo não só expandir os atuais projetos de cooperação educacional entre o Reino Unido e o Brasil, como também fomentar o desenvolvimento de ações inovadoras tanto em educação básica, quanto no ensino superior".
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site.
(com informações do British Council)