Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Estácio BH, instituição do Grupo Estácio, foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário e hoje o status foi oficializado. Com o título, a instituição ganha maior autonomia e torna-se reconhecida como Instituição de Ensino Superior que oferta um serviço de qualidade. No Brasil, as instituições de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades.
Cada um dos três níveis pressupõe atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes. Agora a instituição passa a se chamar Centro Universitário Estácio Belo Horizonte.

“A qualidade de ensino da Estácio BH foi atestada com esta certificação. Ganhamos mais autonomia para a gestão acadêmica e também mais responsabilidade, especialmente na parte de pesquisa e extensão”, explica o reitor do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte, Eduardo Penna. “Vamos continuar nosso trabalho, sempre com foco no aprimoramento da qualidade, na formação do aluno e no incentivo ao corpo docente. Agora com mais intensidade para atender à expectativa do nosso público que, certamente, será ainda maior”, afirma. Segundo ele, o processo é longo e uma série de critérios precisou ser cumprida para que a Estácio BH fosse considerada apta ao status de Centro Universitário, incluindo visitas de professores avaliadores credenciados pelo MEC.

De acordo com o Ministério da Educação, os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido à comunidade escolar, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico. Portanto, o Centro Universitário Estácio Belo Horizonte passa a ter autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior em sua rede, além da possibilidade de expandir os campi no município.

Um centro universitário, assim como uma universidade, oferece graduação em vários campos do saber e tem autonomia para criar novos cursos de graduação e ampliar a oferta de vagas. Como requisito, a instituição precisa ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e pelo menos um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral. Agora, o Grupo Estácio passa a contar com uma universidade no Rio de Janeiro, quatro centros universitários e 34 faculdades espalhadas pelo Brasil.

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 43 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4,5 mil funcionários, corpo docente de 7,7 mil professores e 315,7 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e à distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.

 Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, oferecidas aos alunos com o pagamento, pela instituição, dos direitos autorais devidos. E há dois anos a Estácio inovou mais uma vez: cerca de 44 mil novos alunos já recebem o material didático do curso em um tablet. Além dos conteúdos de cada aula, de cada disciplina, o tablet traz ainda simulados, uma rede social exclusiva para os alunos (a Didátic@), chats, biblioteca virtual, entre vários outros materiais. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos.