Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem novo curso de pós-graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do Doutorado em Psicologia, sob coordenação da professora Ana Cleide Moreira, doutora em Psicologia, o qual terá primeira turma no próximo semestre deste ano.
A professora Ana Cleide explica que, “durante quarenta anos, desde a criação do curso de Graduação em Psicologia, em 1974, busca-se criar condições para um Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia”. O mestrado foi aprovado em 2004 e é atuante desde 2005.

Com a implantação do PPGP, desenvolveu-se, na própria capital, Belém, uma inovação para a formação acadêmica na pós-graduação, agora, sob a orientação de professores cujas linhas de pesquisa, ao mesmo tempo em que mantêm constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional, encontram-se mais próximas da realidade sócio-histórica e cultural da Região Norte do País.

Linhas de pesquisa - Os estudos na Pós-Graduação em Psicologia da UFPA possuem duas linhas de pesquisa. A primeira, Psicanálise: teoria e clínica, tem por objeto a constituição do campo psicanalítico. Já a segunda, Psicologia, Sociedade e Saúde, estuda as categorias analíticas de abordagens teórico-metodológicas, a partir da perspectiva da interface entre psicologia e sociedade.

Importância – Segundo a professora, a criação deste curso em Psicologia vem cobrir uma lacuna histórica na área de Psicologia Clínica e Social. “Os problemas sociais e individuais que aguardam pesquisa sistemática são numerosos e vão desde o sofrimento psíquico das pessoas frente às adversidades da vida moderna, como a depressão, até o enfrentamento da violência, que tem crescido muito em nossa cidade, em nosso Estado e causa intenso sofrimento em suas vítimas”, explica a professora.

“A implantação deste curso é um cumprimento de uma missão histórica para o quadro da Psicologia paraense, que poderá atingir seu apogeu na formação de profissionais comprometidos com a sociedade”, diz a docente. Ela também afirma que a articulação do PPGP com a Faculdade de Psicologia e com os Hospitais Universitários da UFPA é pertinente, pois a Região Amazônica vai se beneficiar com a capacitação de pesquisadores e profissionais para atender as demandas da área da Psicologia.

Edital – Serão ofertadas oito vagas para o Doutorado em Psicologia e o edital deve sair até junho. O curso está previsto para iniciar no próximo semestre letivo, dia 11 de agosto de 2014.
Confira a página eletrônica do PPGP  (http://ppgp.ufpa.br/) para consultar informações sobre o histórico e o objetivo do curso, docentes, discentes, funcionários e mais detalhes sobre as linhas de pesquisa que o compõem, bem como acerca de intercâmbios, financiamentos e eventos. Além disso, a página disponibiliza as dissertações defendidas no programa para download, para auxiliar na divulgação do conhecimento produzido.