Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/Unisc) deu início às atividades de 2014, que serão realizadas em 12 escolas de Santa Cruz do Sul (sete estaduais e cinco municipais). A abertura oficial ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 11 de abril, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento contou com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do coordenador institucional do Pibid na Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, do pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider, e do secretário municipal de Educação e Cultura, Nazário Eliseu Bohnen, além de professores, estudantes e convidados.
O programa envolve os 13 cursos de licenciatura da Unisc, organizados em 12 subprojetos, 75 professores das escolas públicas e 27 docentes e dois técnicos administrativos da universidade. Em seu pronunciamento, Abreu frisou a importância da atuação do Pibid nos educandários e comunicou a aprovação do programa para os próximos quatro anos, com renovação anual. Para Schneider, a universidade e a escola precisam se aproximar cada vez mais. “O Pibid é um excelente canal para isso e, certamente, teremos professores muito mais qualificados”, apontou o pró-reitor.

A reitora da Unisc destacou a evolução do programa, que iniciou em 2010 com a participação de 985 estudantes dos cursos de licenciatura e hoje conta com 1.495 alunos. “O Pibid faz a diferença no processo de formação dos professores. É um dos mais relevantes programas de formação docente do Brasil”, salientou Carmen, lembrando que o ensino, a pesquisa e a extensão estão interligados nas atividades desenvolvidas pelos integrantes do Pibid nas escolas