O centro também buscava a reconstituição das formas de vida do passado, especialmente da região do Vale do Rio Pardo. Foi gradativamente atingindo todo o Rio Grande do Sul e também já desenvolveu pesquisas em outros Estados.
A partir da década de 1980, alguns cursos passaram a ser ministrados no campus-sede da Unisc, para onde foram gradualmente transferidos. Posteriormente, o Cepa recebeu bloco próprio para sua função, construído com recursos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Vera Cruz.
Gestão Atual
Desde a década de 90 o Cepa está vinculado ao Departamento de História e Geografia e é coordenado pelo professor Sérgio Celio Klamt. Ele assumiu o comando do Centro em 1994, propondo um novo modelo de arqueologia: a arqueologia hoje conhecida como de licenciamento, de contrato ou empresarial, a qual é voltada para os licenciamentos ambientais de empreendimentos como usinas hidrelétricas, parques eólicos, rodovias, linhas de transmissão e loteamentos residenciais. Segundo ele, essa nova arqueologia exigiu uma adaptação no método de efetuar as atividades de campo e de laboratório e uma nova forma de apresentar os resultados.
O período de vigência dos projetos passou a ser menor, exigindo uma logística apropriada no desenvolvimento dos projetos. Enquanto que na arqueologia acadêmica o arqueólogo pode até se dedicar uma vida inteira ao mesmo assunto, na arqueologia de licenciamento ambiental, às vezes em 30 dias os resultados já devem ser apresentados, ou seja, a pesquisa tem que acompanhar o ritmo das obras. “O maior entrave na arqueologia de licenciamento é a conciliação entre o sistema burocratizado e moroso das instituições com a necessidade de agilidade dos empreendedores”, afirmou Klamt.
Na Unisc, a arqueologia de licenciamento iniciou com os projetos da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca e Levantamento e mapeamento de sítios nos municípios de Ibarama e de Venâncio Aires. Também teve significativa participação com pesquisas em parques eólicos como os de Santana do Livramento. Prestou assessorias em projetos de restauro de prédios históricos, como na Igreja Matriz de Santo Amaro de General Câmara; no Colégio Militar de Rio Pardo; na Casa David Canabarro em Santana do Livramento; na Igreja Matriz de Viamão; e atualmente em execução a do Museu Getúlio Vargas em São Borja.
O Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) ocupa amplo espaço no prédio do Memorial Unisc. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7628.