Paim lembrou as metas do PNE e destacou a meta 1, que trata de educação infantil. Segundo ele, será possível acompanhar a evolução do acesso de crianças de quatro e cinco anos à educação, além de atingir o atendimento de pelo menos 50% das crianças de até três anos em creches.
“Temos a meta de contratar 6 mil creches até o fim do ano”, destacou o ministro, antes de explicar para os prefeitos a metodologia utilizada para a construção dessas creches. Ele lembrou que o MEC foi assessorado pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), uma das mais bem conceituadas instituições certificadoras do país, que possui um dos maiores portfólios de acreditações concedidas pelo Inmetro.
O ministro lembrou também a necessidade de se construir as creches no menor tempo possível. “Precisamos reduzir o tempo de execução das obras para que as crianças não fiquem mais tempo fora da sala de aula.”
O PNE traz 20 metas de melhorias para o setor, a serem cumpridas nos próximos dez anos. O texto aguarda nova apreciação da Câmara dos Deputados devido às mudanças que sofreu no Senado.
MEC Assessoria de Comunicação Social