Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quarta-feira, 19, esperar que o Plano Nacional de Educação (PNE) que tramita no Congresso Nacional seja aprovado até abril. “Ele vai ser nosso grande balizador da educação brasileira nos próximos 10 anos, nós contamos muito com os municípios e o PNE vai nos dar um horizonte para a melhoria da educação brasileira”, disse. A afirmação foi feita durante debate no Encontro Nacional de Municípios, em Brasília.
Paim lembrou as metas do PNE e destacou a meta 1, que trata de educação infantil. Segundo ele, será possível acompanhar a evolução do acesso de crianças de quatro e cinco anos à educação, além de atingir o atendimento de pelo menos 50% das crianças de até três anos em creches.

“Temos a meta de contratar 6 mil creches até o fim do ano”, destacou o ministro, antes de explicar para os prefeitos a metodologia utilizada para a construção dessas creches. Ele lembrou que o MEC foi assessorado pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), uma das mais bem conceituadas instituições certificadoras do país, que possui um dos maiores portfólios de acreditações concedidas pelo Inmetro.

O ministro lembrou também a necessidade de se construir as creches no menor tempo possível. “Precisamos reduzir o tempo de execução das obras para que as crianças não fiquem mais tempo fora da sala de aula.”

O PNE traz 20 metas de melhorias para o setor, a serem cumpridas nos próximos dez anos. O texto aguarda nova apreciação da Câmara dos Deputados devido às mudanças que sofreu no Senado.

MEC Assessoria de Comunicação Social