Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O professor Jaime Arturo Ramírez foi empossado na tarde de hoje, em Brasília, no cargo de reitor da UFMG em substituição ao professor Clélio Campolina Diniz, novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Educação, Henrique Paim, que também deu posse ao novo reitor da Universidade Federal de Alfenas, Paulo Márcio de Faria e Silva.
Também participaram da solenidade o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Superior, Paulo Speller. Em seu pronunciamento, Paim afirmou que a UFMG e a Unifal são instituições de referência na educação superior brasileira.

Segundo ele, após os avanços do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os reitores precisam vencer novos desafios. “Eles estão na ponta e recebem a pressão da comunidade acadêmica”, pontuou o ministro da Educação.

Jaime Arturo Ramírez é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Formado em engenharia elétrica pela UFMG em 1986, concluiu o doutorado no Imperial College London, Inglaterra, em 1994, onde também realizou pós-doutorado. Foi pró-reitor de pós-graduação da UFMG entre 2003 e 2008. Coordena projetos de pesquisa e de cooperação internacional com o Canadá e Japão. Atua nas áreas de pesquisa em eletromagnetismo aplicado e otimização.

A UFMG realiza nesta quarta-feira, a partir de 19h no auditório da Reitoria, a cerimônia de transmissão de cargo, oportunidade em que Jaime Ramírez dará posse à vice-reitora Sandra Goulart Almeida. O mandato é de quatro anos.

(Com Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação)