“Nós consideramos o resultado do nosso processo seletivo bem sucedido, embora nós tenhamos divulgado o nosso edital bem depois de outras universidades. E uma informação interessante é que Santarém continua sendo o município de maior demanda, com 6.764 inscritos; o segundo município com maior demanda é Belém, com 720 candidatos. E entre os estados, o Pará lidera. Mas os estados da Bahia e de Minas Gerais constituem a origem de cerca de 1% dos inscritos, o que significa que a UFOPA continua sendo uma opção nacional. E a partir do ano de 2015, em que a UFOPA entrará no sistema Sisu, nós estaremos mais integrados ao sistema de seleção nacional que o Sisu apresenta”, avaliou a reitora.
Em 2014, das 885 vagas ofertadas, 443 foram reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais (Lei 12.711 de 16/8/2012). Pela primeira vez, os candidatos puderam escolher, no ato da inscrição, o curso pretendido. O curso de Direito (noturno) foi o mais concorrido, com 20,69 candidatos por vaga; o segundo foi Pedagogia (matutino/noturno), com 11,29 candidatos/vaga; o terceiro, Farmácia (integral), com 9,71 candidatos/vaga; o quarto curso mais concorrido foi o de Ciência da Computação (vespertino) com 6,02 candidatos/vaga. Já o Bacharelado Interdisciplinar mais concorrido foi o de Ciências Agrárias (integral) com futuro ingresso em Engenharia Florestal.
Estatística – Conforme o levantamento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFOPA, do total dos inscritos, 10.786 (92,24%) são oriundos do estado do Pará. O segundo estado com maior número de inscrições é a Bahia, com 112 candidatos (0,74%) do total. O terceiro estado com maior número de concorrentes é Minas Gerais, com 86 inscrições (0,96%). 6,06% dos candidatos são oriundos de outras unidades da federação.
Confira as listas de candidatos aprovados.