Uma missão árdua, especialmente em uma região onde os recursos humanos e financeiros são limitados, como é o caso da Amazônia.
Apesar das limitações naturais da Amazônia, a responsabilidade de formar profissionais e pesquisadores não é maior do que o compromisso da UFPA com a qualidade desses programas, a fim de inserir os mestres e doutores do Estado do Pará entre os mais bem preparados e qualificados profissionais.
O compromisso foi reconhecido na Avaliação Trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2010 a 2012. Os resultados demonstraram o progresso de vários cursos, que avançaram em comparação aos ofertados em outras instituições.
Avanço - Dezesseis programas, responsáveis pela oferta de 24 cursos de mestrado e doutorado da Universidade, subiram de nota, um deles, Genética e Biologia Molecular, passou à nota 6, atribuída a programas com padrão internacional de qualidade, a mesma nota mantida pelo Programa de Geologia e Geoquímica. Na UFPA, três programas subiram para a nota 5, alcançando a condição de consolidados; três programas que oferecem mestrado e doutorado alcançaram nota 4 e 9 programas que oferecem apenas o mestrado subiram para a nota 4, permitindo-lhes que apresentem propostas de curso de doutorado.
Fomento à pesquisa e à pós-graduação - Para o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, “a UFPA tem conseguido manter uma política continuada de estímulo ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, e isso tem gerado resultados positivos. O desempenho alcançado em 2013 reflete um esforço que vem sendo feito há bastante tempo para consolidar o nosso sistema de pós-graduação. A capacidade de formação de mestres e doutores e a produção científica da UFPA, em áreas diversas, alcançaram indicadores que colocam a Instituição em posição de liderança regional e nacional”.
Consolidação - “Em termos de crescimento no número de programas, ficamos acima das médias nacionais e até acima das médias da Região Norte, que foi a região que teve o maior crescimento na pós-graduação. Mas o principal fator é que o nosso crescimento foi maior ainda no doutorado, o que denota que este é um sistema que está alcançando um grau elevado de consolidação”, frisou o pró-reitor, Emmanuel Tourinho.