
Todos os programas estão disponíveis no site do DAAD (http://goo.gl/cu6ohH).
O DAAD possui escritórios nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e desde 1972 coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”. O objetivo do serviço é fomentar o intercâmbio acadêmico entre a Alemanha e vários países do mundo.
Universidades alemães - Segundo a representante do DAAD, Betina Soares Böse, o intercâmbio para o país é interessante para os alunos, pois “a Alemanha possui inúmeras universidades, a grande maioria delas é pública e não há taxas (tuition fees). Existem grandes centros de pesquisa, além disso, as universidades dispõem de excelente estrutura e equipamento de ponta. O ambiente universitário é muito diversificado. Alunos do mundo inteiro vão estudar na Alemanha e isso enriquece muito a formação de um estudante”, afirma.
Os estudantes que desejem participar do intercâmbio devem verificar no site do DAAD uma bolsa de seu interesse e fazer o teste de proficiência onDaF necessário para a inscrição. Para se inscrever no teste o discente deve acessar o site do onDAF (http://goo.gl/4PmESk) e se inscrever, ou procurar a professora Sabine Reiter, na CEG, localizada no Campus Profissional da UFPA, Pavilhão GP – Altos.
Proficiência - O onDaF é um teste de proficiência online, com duração de 40 minutos. O teste, quando aplicado por um leitor do DAAD - na UFPA, a professora Sabine Reiter - é gratuito e feito por demanda. O público-alvo são estudantes que desejam se candidatar para o programa Ciência sem Fronteiras na Alemanha ou para algum programa de bolsa do DAAD.