
A eleição ocorreu por meio de voto direto em colégio eleitoral formado por representantes de todos os segmentos da universidade, além de entidades parceiras e da administração municipal, que compõem o Conselho Universitário, o Conselho de Administração Superior, e o Conselho Curador. Dos 120 votantes, 111 votaram no candidato.
Em sua primeira fala como reitor eleito, Mário Cesar agradeceu, emocionado, o apoio recebido, reconheceu o trabalho de todos os funcionários da instituição e disse querer contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
Mário Cesar dos Santos, aos 63 anos, é professor e advogado, mestre e doutor em Direito, casado com Maria Adelaide Rebelo dos Santos e pai de quatro filhos: Vera Cláudia, Cesar Alexandre, Mário André e Manuela. É especialista em Direito Tributário, Direito Processual Civil - Direito Processual do Trabalho, Direito Civil, e é mestre e doutor em Direito.
Seu envolvimento com a Univali começou na década de 70, quando cursou Direito na então Fundação de Ensino do Pólo Geo-educacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Voltou ao curso em 1981, já como professor assistente e, a seguir, apesar de nunca deixar a carreira profissional de advogado, continuou a exercer outras funções na instituição.
Foi vice-diretor da Faculdade de Direito, diretor do Centro de Ciências Jurídica, Políticas e Sociais, chefe do Departamento de Direito Público da Univali e integrante dos Conselhos de Administração Superior e Universitário da Fundação Univali. Antes de tornar-se reitor, foi procurador geral da Univali de 2002 a 2006 e vice-reitor entre 2006 e 2010.
Sua primeira gestão como reitor, entre 2010 e 2014, ficou marcada pelo comando do processo que levou, em 13 de novembro de 2013, a aprovação da lei 12.881/2013, que qualifica o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), e que permite, entre outras medidas, a participação destas na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas com fins lucrativos.
Além de presidente da Fundação Univali ele acumula, ainda, os cargos de presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).