
A entrada direta no curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição ao processo seletivo da universidade, diferente da entrada generalizada, é uma das principais propostas apresentadas pelo Prof. Dr. Anselmo Colares e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Carlos Machado, durante as reuniões, que ocorreram com todas as seis unidades acadêmicas da UFOPA durante esta semana.
Debates - No ICS, a reunião ocorreu na terça-feira, dia 14, e contou com presença de docentes e discentes, que expuseram suas opiniões preliminares. No dia 15, os professores do IBEF discutiram a estrutura curricular do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que atualmente é a primeira unidade acadêmica na qual o aluno ingressa na UFOPA. Na opinião de alguns docentes do instituto, há a necessidade de disciplinas no âmbito das ciências exatas, como estatística e cálculo, para a melhor formação do futuro aluno do IBEF. Os docentes e discentes do ICED, que participaram da reunião realizada na quinta-feira dia 17, avaliaram as possibilidades de adaptação do atual modelo, tendo em vista as necessidades específicas de alguns cursos de licenciatura do instituto.
Na avaliação da reitora Raimunda Monteiro, o que está sendo positivo é a disposição dos docentes, discentes e técnicos administrativos da UFOPA em contribuir com uma avaliação de como o atual modelo acadêmico vem sendo implementado. “O debate está permitindo que, de forma organizada, apareçam os aspectos positivos e os aspectos problemáticos que todos vêm vivenciando. A nossa intenção era justamente esta – promover um debate antes do lançamento do edital de 2014 para levantar mudanças que podem ser realizadas a partir deste ano. Acredito que, ao final dos debates, estaremos subsidiados para propor mudanças e levar essas mudanças ao Consun, que irá se reunir no início da próxima semana, para decidir finalmente o conteúdo do edital”, informa.
Interdisciplinaridade – É a partir de uma visão pós-moderna de ciência que surge o conceito de interdisciplinaridade, defendido por epistemólogos como Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos. Em linhas gerais, o conceito enfatiza a necessidade de um pensamento complexo; a união e a ecologia dos saberes para o enfrentamento das incertezas do mundo da vida e do conhecimento contra uma concepção moderna da ciência caracterizada por disciplinas compartimentadas, fragmentadas, denominado por Boaventura como o pensamento abissal do conhecimento científico.
O atual modelo acadêmico da UFOPA, além de se pautar por este conceito, é fruto da política nacional do Reuni e também “de processo de internacionalização do ensino superior do Brasil voltado para a mobilidade externa”, explicou a reitora.