“Somos a primeira instituição de ensino superior a aderir ao Sisu na Bahia. Desde então, a UFRB contabiliza mais de 300 mil inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada”, destaca a pró-reitoria de Graduação, Luciana Alaíde. Em relação ao aumento das vagas, ela afirma: “este ano, houve um aumento de 15,27% na oferta das vagas em função da implantação dos novos campi nos municípios de Santo Amaro e Feira de Santana e redefinição das vagas ofertadas pelo Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus”.
Na opinião da pró-reitora, o ingresso pelo Sisu na instituição permitiu maior acesso por garantir a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas cidades de origem dos candidatos. Além disso, destaca o fato de não haver custos com as inscrições e ser um sistema totalmente informatizado. De acordo com Luciana, a instituição também se beneficia, pois o sistema Sisu disponibiliza todos os relatórios necessários para convocação e acompanhamento dos inscritos.
Em 2014.1, a concorrência na primeira etapa foi maior para os cursos de Serviço Social, no campus de Cachoeira, e Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, no campus de Feira de Santana. Os convocados na primeira chamada da seleção para 2014.1 têm até amanhã, dia 21, para efetuar a matrícula. O candidato que não comparecer na data prevista, segundo escalonamento, perderá a vaga na instituição.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Desde o ano de 2010, a UFRB aderiu ao Sisu como a principal forma de ingresso na instituição. A partir de então, a procura pela UFRB passou de 7.419 inscritos no vestibular, em 2009, para 29.432 na primeira edição de 2010, já pelo Sisu.