Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
enem-logoO Ministério da Educação divulgou na noite desta sexta-feira o resultado da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ter acesso à suas notas, o candidato precisa acessar este link e digitar a senha cadastrada no sistema e o número da inscrição ou do CPF. O resultado do Enem é usado como critério de ingresso às 59 universidades federais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - incluindo a UFMG - e juntas oferecem mais de 171 mil vagas.
As inscrições para o Sisu relativas ao primeiro semestre estarão abertas de 6 a 10 de janeiro. Podem se inscrever apenas os candidatos que participaram da edição 2013 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2013. A seleção no Sisu é automática. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com sua nota no Enem, dentro das categorias de reserva de vagas, e indica os aprovados.

As seleções para o primeiro e segundo semestre na UFMG são distintas e independentes. Para concorrer às vagas do segundo semestre (Sisu 2/2014), o candidato deve se inscrever novamente, em data a ser definida.

Reserva de vagas
O candidato deverá, no ato da inscrição do processo seletivo Sisu, fazer opção pela modalidade de vagas que deseja concorrer nos cursos da UFMG 2014. Para este ano, a UFMG reservou 1.600 das 6.249 vagas ofertadas em seus cursos presenciais de graduação – o que corresponde a 25% do total. No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 912 vagas (13,67%) das 6.670 ofertadas.

A documentação do candidato que concorrer na modalidade de Reserva de Vagas deverá ser apresentada à UFMG na ocasião do registro acadêmico. Em caso de fraude comprovada na documentação identificada, em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, o candidato será automaticamente eliminado do concurso e perderá o direito à vaga conquistada.

Critérios
Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública ou aqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Além das vagas de ampla concorrência, são oferecidas mais quatro modalidades de reserva:
* Escola pública, renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
* Escola pública, renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não declarados pretos, pardos e indígenas.
* Escola pública, renda familiar bruta mensal per capita maior que 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
* Escola pública, renda familiar bruta mensal per capita maior que 1,5 salário mínimo, não declarados pretos, pardos e indígenas.

Mais informações no site Sisu UFMG ou telefones da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) (31) 3409-4408 / (31) 3409-4409 (Unidade Administrativa III (2º andar) Av. Antônio Carlos 6627 - Bairro Pampulha. Belo Horizonte/MG)_

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais:

06 jan 2014 - SiSU 2014/1 - No primeiro dia, número de inscritos passa de 607,2 mil e supera o registrado em 2013