O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O exame foi realizado em 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior, em outubro último.
Nos últimos cinco anos, houve aumento de 77% no número de certificados na segunda edição. Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, os números indicam a consolidação do exame e o reconhecimento da importância que o Brasil adquiriu no cenário internacional. “Nosso país tem desempenhado papel de protagonismo na difusão da língua portuguesa nos últimos anos, especialmente pelos resultados positivos das políticas sociais e de erradicação da miséria”, afirmou.
A avaliação do Celpe-Bras é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita.
Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns. De acordo com a pontuação obtida, o candidato é classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Reconhecimento — O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.
Os candidatos podem conferir os resultados da segunda edição do Celpe-Bras de 2013 na página no Inep na internet.
Assessoria de Comunicação Social do Inep