Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicesumar logoEstiveram em curso na Harvard, nos Estados Unidos, na última semana, os professores da Unicesumar Ricardo Daher Oliveira, Daniel Eduardo Santos e Renato Dutra. Eles participaram de um treinamento do programa MOC, do Instituto de Estratégia e Competitividade do Professor Michael  E. Porter, a mais alta referência em desenvolvimento de Polos e Arranjos Produtivos, hoje, no mundo.
A participação dos professores no curso se deu por meio de parceria estabelecida entre o Instituto do Porter/Harvard e a Unicesumar, o que representa uma grande conquista para a instituição, segundo Daher, que é diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Com esta parceria, a Unicesumar foi incluída no seleto grupo de 115 universidades de 66 países, apenas, a integrar o programa MOC. Como instituição filiada a este programa, voltado à área de negócios e competitividade, a Unicesumar poderá oferecer cursos de pós-graduação usando esta metodologia.

“O que vimos lá é o que está no topo em termos de pesquisas e inovação, são informações que demoram quatro, cinco anos para chegarem e,  as vezes, nem  chegam ao Brasil, o que significa que estamos na vanguarda”, comentou o professor Ricardo Daher.

Segundo informou Daher, já no próximo ano a Unicesumar vai ofertar o curso de MBA em Estratégias Competitivas, com o uso da metodologia MOC, havendo a possibilidade de que os melhores artigos participem de uma seleção anual na Harvard com o recebimento de prêmios.

Outro ponto importante do treinamento na universidade americana, destacado pelo professor Daniel Santos, foi o estreitamento de relações com universidades do mundo. “Lá mantivemos contatos com pesquisadores como Hirotaka Takeuchi, do Japão, que é uma referência mundial em gestão do conhecimento nos dias atuais. Também com outros pesquisadores, de universidades que possuem características parecidas com as nossas, com as quais há possibilidades de parcerias em pesquisas futuras”, destacou.

Metodologia MOC

De acordo ainda com o professor Ricardo Daher, o programa MOC tem como  diferencial a metodologia. O programa é baseado em estudos de casos, mas com uma visão mundial dos processos, nunca baseada apenas em conhecimentos locais. “Isso dá uma visão ampla a quem estuda por este método, e o que é mais importante – salienta -, sempre contando com o conhecimento de ponta, utilizado e desenvolvido pela melhor universidade do mundo.”

No curso na Harvard, os professores da Unicesumar ouviram, por exemplo, explanações sobre o novo Índice de Progresso Social, que está sendo feito por uma associação de instituições para medir as condições de vida de um país e de um povo e que não chegou ainda ao Brasil. “Esse tipo de informação de ponta é bastante rica no mundo globalizado e é o que o pode fazer a diferença para as empresas que vivem num mundo extremamente competitivo hoje em dia”, afirmou o professor Ricardo Daher.