Foram analisados propostas dos programas, corpo docente e discente, produção intelectual, disciplinas ofertadas, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa e teses e dissertações defendidas nos mestrados e doutorados.
A análise é conduzida nas comissões de área de avaliação, compostas por 1.200 consultores e, posteriormente, no Conselho Técnico Científico, que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados.
Dos 66 programas de pós-graduação avaliados na UFPR, 13 obtiveram nota 3; 33 ficaram com nota 4, 13 com nota 5 e sete com conceito 6. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Edilson Silveira, 17 programas subiram de nota e apenas cinco diminuíram o conceito. Os outros 44 programas mantiveram a nota da avaliação anterior. "Para se ter uma ideia da evolução positiva, na avaliação passada todo o estado do Paraná teve apenas três programas avaliados com nota 6. Apenas um deles na UFPR e os outros dois na Universidade Estadual de Maringá (UEM)", conta Silveira.
Na avaliação trienal de 2010, que analisou os dados de 2007, 2008 e 2009, a UFPR teve 56 programas de pós-graduação avaliados. Em 2010, apenas o curso de Direito obteve conceito 6. Com nota 5 foram 21 programas; com nota 4, também 21 e com nota 3, 13 programas.
Na avaliação atual, somente a UFPR teve sete programas avaliados com nota 6. Em todo o estado do Paraná, foram 11 programas avaliados com nota 6, já contados os sete programas da UFPR. A UEM ficou com dois programas com nota 6 e a Universidade Estadual de Londrina também com dois programas com nota 6. Os programas de pós-graduação que obtiveram nota 6 são Física, Ciências Biológicas (Entomologia), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Bioquímica, Direito, Desenvolvimento Econômico e Química.
O pró-reitor menciona o grande crescimento em números de novos programas de pós-graduação da UFPR nos últimos quatro anos. "Estes tendem a manter a nota até o fechamento de um triênio completo. Em 2008 tínhamos 52 programas de pós-graduação. Em 2012 eram 66 programas. E hoje, 2013, são 71 programas".
"Agora a UFPR irá fazer um planejamento de consolidação destas excelentes notas e evolução das mesmas. Iremos trabalhar com a comunidade nas primeiras horas do ano que vem para dar estrutura para que os programas avancem ainda mais", conclui Silveira.