Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufrb logoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) mantém pelo terceiro ano consecutivo a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), pontuação que a coloca entre as melhores do Brasil. A nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior é cinco. Os indicadores de qualidade da educação superior 2012 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, na última sexta-feira, 06 de dezembro.
Segundo o MEC, os indicadores de qualidade da educação superior 2012 envolvem o chamado IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Este último, segundo informa a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos, Caroline Fonseca, considera as “avaliações dos últimos três anos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes  de graduação (Enade), além da titulação e regime de trabalho dos docentes somados à opinião dos estudantes quanto à organização didático-pedagógica e à infraestrutura institucional”. De acordo com o INEP, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Os cursos representam 38,7% do total de matrículas da educação superior no país.

Já o IGC 2012 avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Seu cálculo inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), relacionados à graduação, e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no que se refere à pós-graduação. Para o cálculo do IGC 2012 na UFRB, foram utilizados dados referentes aos cursos de graduação em Psicologia e Comunicação Social: Jornalismo, além dos Programas de Pós-Graduação strictu senso: Ciências Agrárias, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais, Ciência Animal, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Solos e Qualidade de Ecossistemas, Defesa Agropecuária, Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Engenharia Agrícola.

“Entendo que esse conceito representa o equilíbrio do padrão de qualidade institucional, uma vez que, nos anos anteriores, os cursos de graduação utilizados como referência foram outros e, embora a divulgação do conceito seja anual, a definição dos índices é calculada a partir da avaliação trienal de cursos. No caso do IGC 2012, o triênio de referência é 2010-2011-2012”, pontua Caroline Fonseca, superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos.

O reitor Paulo Gabriel Nacif comemorou o resultado positivo da UFRB na avaliação pelo terceiro ano consecutivo. “Temos assim tranquilidade para seguir enfrentando os desafios, com a certeza de que fizemos a escolha certa ao apostar na capacidade da nossa gente e não repetir o projeto de uma universidade para pouquíssimos eleitos", destaca o reitor da UFRB.

Confira os dados do CPC e do IGC 2012 e a publicação do Inep no Diário Oficial.