A abertura será às 19h30 com palestra do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O tema da abertura é “Educação Básica e Internacionalização: Desafios para a Pesquisa e a Pós-Graduação”.
O objetivo do encontro é discutir as diretrizes nacionais da Capes para o investimento em pesquisas no país. Alguns dos temas que serão destacados neste ano são interdisciplinaridade, internacionalização da pós-graduação e da pesquisa e o seu impacto sócio econômico e ambiental.
Programação – No dia 12 de dezembro, às 8h30, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação USP, Arlindo Philippi Júnior, falará sobre Interdisciplinaridade da Pesquisa e da Pós-Graduação: Possibilidades e Desafios. Às 14h, o Secretario de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), Álvaro Prata, ministrará palestra com o tema Pesquisa e Inovação: Universidade e Empresa. No dia 13 de dezembro o destaque da programação é a palestra com o Diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, com o tema Avaliação Trienal: Indicadores de Fomento e de Avaliação (Balanço e Perspectivas). Na ocasião, ele falará sobre o direcionamento da avaliação dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu para o próximo triênio.
Confira a programação completa no site: http://enprop.pucpr.br/