Soraia Musse aponta que a simulação do comportamento de pessoas, quando organizadas em multidões, tem grande complexidade pois é de natureza imprevisível. "O objetivo geral deste projeto é o aprimoramento e a realização de testes com a ferramenta, denominada CrowdSim, que serve para executar simulação de multidões em ambiente com grande aglomeração de pessoas", explica. Também participaram do desenvolvimento do projeto os alunos de doutorado Vinicius Cassol e Amyr Borges; os alunos de graduação Alexandre Carvalho, Cristiano Martins, Estevão Testa e Rodrigo Ramos; os ex-alunos de mestrado Marcelo Paravisi e Rafael Rodrigues; e os funcionários da Universidade Luiz Cunha e Anderson Silva.
O CrowdSim já foi testado no Tecnopuc, no Estádio Olímpico João Havelange - Engenhão, no Rio de Janeiro, e na Boate Santa Mônica, em Porto Alegre. A ferramenta foi financiada pela Finep - Agência Brasileira da Inovação e desenvolvida no Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais da Facin, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).