Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário executivo do MEC, Henrique Paim, Mercadante informou que o Enem deste ano registrou abstenção média de 29%. De acordo com dados preliminares do MEC e do Inep, 5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Esta edição foi teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.
O ministro ainda comentou o tema da redação deste ano – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Segundo ele, o tema dialoga bastante com a juventude e com as noções de cidadania.
Os gabaritos serão divulgados até a próxima quarta-feira, 30, na página do Inep na internet. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro. O ministro ainda lembrou que, assim como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.
Monitoramento – Durante os dois dias de provas do Enem, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 27, 12 jovens foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais. Até o momento, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais, conforme prevê o edital.
MEC Assessoria de Comunicação Social
Leia mais
Ministro aponta êxito no primeiro dia, sem registro de incidentes
03 outubro 2013: Enem 2013 - Candidatos já podem consultar os gabaritos das provas