Segundo a coordenadora do Programa Futuros Calouros da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Helena de Oliveira, a Feira cumpriu o objetivo de aproximar os jovens com a realidade do mercado de trabalho, colaborando na escolha da profissão. Como novidade neste ano ela destaca a forma de exposição dos estandes, estimulando a interdisciplinaridade e o contato entre as diferentes áreas do conhecimento. "Buscamos mostrar na Feira uma realidade que já existe na PUCRS, em que diferentes faculdades trocam saberes e realizam projetos de pesquisa em parceria. A Faculdade de Teologia esteve ao lado do jornalismo e das engenharias, assim como estavam os cursos de pedagogia e sistemas de informação, ou a ciências aeronáuticas e a odontologia". Os visitantes também realizaram um cadastro para manter constante relacionamento com a Universidade. "A partir de agora quem esteve na Feira participará do Mundo PUCRS recebendo informações sobre o Concurso Vestibular e os seus assuntos de interesse", ressalta.
Wagner Trindade, 17 anos, do 3º do Ensino Médio, aproveitou para tirar dúvidas e tomar decisões. "Gosto da matemática por trabalhar com números exatos, lógica e pelas atividades desenvolvidas. Sempre pensei em Engenharia Mecânica, mas saio daqui com a certeza de quero ingressar na Matemática". Quem já tomou sua decisão e está na faculdade também aproveita. O estudante do 4º semestre da Faculdade de Química, Angelo Morelle, participa como monitor e explica orgulhoso aos visitantes detalhes sobre um experimento que chamou a atenção do público, um líquido composto de amido de milho e H2O (maisena e água). "O fluído tem características líquidas, porém, no momento em que sofre alguma pressão, ele se solidifica, dando origem a uma textura mais firme", completa. Para demonstrar a ação, pode-se movimentar dentro da banheira, promovendo a condensação do líquido.
Além das atrações nos estandes, ocorreu o Vestibular Simulado, com 45 questões inéditas sobre conteúdos e matérias correspondentes às avaliações dos vestibulares. O gabarito e o download da prova podem ser conferidos clicando aqui. Participaram 1.291 estudantes, que terão desconto de 50% na inscrição para o Vestibular de Verão 2014, de 1º a 27 de novembro (pucrs.br/vestibular).
Na quinta-feira pais, familiares e professores assistiram ao painel Sem pressão, mas também sem solidão, que orientou sobre como proporcionar um ambiente saudável a quem se prepara para o vestibular. A psicóloga Dóris Helena Della Valentina, do Centro de Atenção Psicossocial, lembrou a importância do equilíbrio e espaço para as atividades rotineiras. A relação entre a alimentação e o rendimento dos estudos também foi abordado. Para a professora da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, Raquel Dias, momentos estressantes geralmente interferem na alimentação, para mais ou para menos. "Se tirarmos o carboidrato da dieta começamos a ter um nível de concentração menor e um grau de irritabilidade maior. Sem este nutriente, o cérebro reclama", enfatiza.
A Assessoria de Comunicação Social da PUCRS realizou a cobertura do evento. Fotos, vídeos e notícias podem ser conferidos no site pucrs.br/feiradasprofissoes.