
De acordo com Mercadante, a mobilidade acadêmica entre as universidades latino-americanas é um mecanismo de desenvolvimento da integração regional, especialmente nos países do Mercosul. O ministro destacou a importância da educação, ciência, tecnologia e inovação como instrumentos para a diplomacia regional.
“A Unila é o grande coração que pode fazer pulsar o sentimento e a cultura da produção de conhecimento regional“, disse.
O novo reitor da Unila é mestre e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador na área de história econômica, já tendo exercido o cargo de presidente a Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Na UFS foi chefe de departamento, coordenador de pós-graduação e vice-reitor e reitor no período 2004-2012.