
No dia seguinte, dia 19, será realizada a cerimônia de instalação da Cátedra e o ato de posse do ex-presidente como seu primeiro titular. O evento será realizado às 10h, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Administração Central.
No dia 20, das 17h às 19h, Lagos ministrará a aula inaugural “Desenvolvimento Econômico e Desafios para a Globalização”, no Instituto de Relações Internacionais (IRI). No dia 21, às 10h, está prevista uma conferência para professores e alunos da Faculdade de Direito.
Foram selecionados dois pós-doutorandos, um chileno e outro brasileiro, para auxiliar na coordenação e para produzir conhecimento científico para a Universidade.
A Cátedra foi lançada em 18 de dezembro do ano passado e tem como objetivo o de trazer uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades durante um ano letivo no Brasil. Os convidados deverão desenvolver pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade.
A escolha do nome de José Bonifácio se deu pelo fato de que ele representa uma figura ibero-americana: foi filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político. Combateu Napoleão em Portugal; foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, membro das mais importantes sociedades de pesquisa da Europa, catedrático de mineralogia em Coimbra; deputado, vice-presidente da Província de São Paulo, ministro do Império; e articulador da independência brasileira.
A segunda visita de Ricardo Lagos à USP já está programada para os dias 4 a 8 de novembro.