Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado do edital 08/2012 para concessão de bolsas para professores que estão fazendo doutorado e são professores de instituições públicas no Estado do Piauí. O edital foi lançado no final do ano passado e busca arcar, por exemplo, com o auxílio de deslocamento com passagens aéreas para quando esse professor for visitar o seu orientador e também apoio ao doutorando em outras ações de seu trabalho.
O edital buscou principalmente estimular a formação de novos grupos de pesquisa em áreas prioritárias, assim como a consolidação dos grupos já existentes. “O principal objetivo deste edital é apoiar os docentes que estão fazendo doutorado e que não podem ser afastar de suas atividades”, disse a diretora técnico-científica da Fapepi, Francisca Lúcia de Lima. Além disso o programa busca o estímulo à cooperação acadêmica e a criação de novos programas de pós-graduação. “Eles tem muitos gastos com viagens e a realização de atividades acadêmicas e por isso a necessidade deste edital específico”, comentou Francisca Lúcia de Lima.

O resultado, divulgado um dia antes do previsto, baseou-se nas propostas de trabalho apresentadas pelos bolsistas para a distribuição das 22 bolsas a serem pagas por 24 meses a partir do mês de fevereiro. “A bolsa será de 2 anos, o período em que o doutorando está mais envolvido no trabalho e o edital prevê ainda o apoio de mais 10 mil reais para o desenvolvimento do trabalho”, destacou a diretora lembrando que o Piauí também é beneficiado pelo edital pela chance de fomentar novos cursos de pós-graduação e a troca de experiências entre outras faculdades.