Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Federal do Rio de Janeiro entrará com recurso junto ao Ministério da Educação, solicitando a revisão dos resultados do último Índice Geral de Cursos (IGC). A direção da universidade realizou uma análise minuciosa dos microdados avaliados pelo MEC e identificou diversas pontuações incongruentes com o histórico de bons resultados que a universidade tradicionalmente apresenta.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFRJ, Ângela Rocha, a universidade vai solicitar ao ministério os dados empregados na composição do cálculo de cada indicador, para identificar os pontos exatos que afetaram notas finais.

“Muitos cursos tiveram problemas na realização da última prova do Enade, como Pedagogia e Letras, cujas provas aconteceram no mesmo dia do concurso para professores do Município do Rio. Isso acarretou um número altíssimo de faltas”, disse a pró-reitora.

Cursos como Ciências Sociais, Geografia e Educação Física, de acordo com a pró-reitoria, tiveram resultados influenciados, em grande parte, pelo boicote de alunos ao exame. A UFRJ identificou, ainda, que muitos estudantes deixaram os locais de prova em curto período de tempo após o início das avaliações.

O IGC considera, em seu resultado final, questionários preenchidos por alunos e dirigentes das universidades. A UFRJ identificou que cerca de 70% das questões consideram dados informados pelo corpo discente e, por isso, iniciará um trabalho de conscientização dos estudantes, para estimulá-los a responderem integralmente as avaliações.

Por outro lado, a reitoria da universidade considera que as formas de avaliação do MEC devem ser aprimoradas, para que os resultados não sejam afetados por questões pontuais e não sejam focadas num sistema de ranking.

O último IGC divulgado pelo MEC corresponde aos dados de 2011. A nota atribuída para a UFRJ, em relação ao ano anterior, sofreu variação de apenas 5%, dado considerado pouco significativo para a direção da universidade.

JEAN SOUZA - ASSESSOR DE IMPRENSA DO GABINETE DO REITOR

Leia mais:

MEC anuncia medidas para garantir qualidade de cursos e instituições

Confira as listas publicadas no DOU desta quarta-feira, 19:

- Despacho do secretário nº 192/2012-SERES/MEC em 18 de dezembro de 2012 - Interessados: instituições de Educação superior (IES) cujos cursos de graduação obtiveram resultados insatisfatórios no CPC referente aos anos de 2008 e 2011
suspensão de vestibular

- Despacho do secretário nº 191/2012-SERES/MEC - em 18 de dezembro de 2012 - Interessados: instituições de Educação superior (ies) cujos cursos de graduação obtiveram resultados insatisfatórios no CPC referente ao ano de 2011
suspensão de autonomia