O projeto “Produção de Manta Sustentável para Aterro Sanitário” concorreu com dezenas de outros trabalhos e foi elaborado juntamente com as acadêmicas Larissa Dornelles e Nyára Moraes, alunas de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, tendo o docente Claudinei dos Santos como orientador e a colaboração dos professores do UniFOA, Clodoaldo Saron e Ana Carolina Callegario.
“É um trabalho de mérito das alunas, a ideia foi toda delas. Eu e outros professores só orientamos quanto à técnica científica e financeira do projeto. Chegar entre os 5 primeiros do Brasil e vencer o concurso com fortes concorrentes é uma vitória muito grande que terá um impacto positivo no futuro profissional das meninas.”, disse Claudinei.
A Continental Pneus buscou, através deste concurso, jovens engenheiros com soluções inovadoras que contribuíssem para a sustentabilidade, gestão, reutilização e uso ecológico de pneus inservíveis.
As futuras engenheiras criaram um trabalho que idealiza a criação de uma manta impermeabilizante com óleo de cozinha e pneus inservíveis para impedir a infiltração de chorume no solo.
Segundo Aline Cecílio, o trabalho contém detalhes da lucratividade do projeto, e para isso, contou com o apoio de algumas empresas do ramo localizadas no Ceará, região Sul e no Rio de Janeiro para informações e orçamento de maquinário.
“O resultado nos deixou muito felizes pois, apesar de existirem concorrentes que tiveram mais preparo, mais tempo para produzir, inclusive apresentarem seus projetos com protótipos, tornando o nível de concorrência alto, conquistamos o prêmio que nos proporciona uma excelente experiência.”, contou Aline
O prêmio dá direito às alunas vencedoras a um estágio de 15 dias no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental Pneus na Alemanha, entre os dias 5 e 19 de janeiro de 2013.