Também participaram da solenidade de assinatura dos acordos de cooperação internacional o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o presidente da República da Irlanda, Michael Higgins.
Nos próximos quatro anos – de 2012 a 2015 – devem ser concedidas 2 mil bolsas de estudos para estudantes brasileiros nas áreas de ciência e tecnologia. O acordo foi acertado em reunião entre autoridades dos dois países, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho deste ano.
O ministro Aloizio Mercadante elogiou a qualidade da educação na Irlanda e declarou que o Brasil tem interesse em desenvolver projetos e parcerias futuras. “Temos também interesse em atrair jovens talentos para o Brasil e fortalecer cada vez mais a ciência e a tecnologia no nosso País, a partir da experiência e da tradição que os irlandeses possuem”, declarou. O presidente da Irlanda congratulou o governo brasileiro pela criação do Ciência sem Fronteiras e afirmou que nunca viu programas dessa escala. “Essa iniciativa é um plano incrível para aumentar a capacidade científica do Brasil. É uma oportunidade para dividirmos experiências educacionais”, destacou Higgins
O reitor José Geraldo reiterou a importância do convênio. “É relevante não só pelo acordo em si, pela oportunidade de intercâmbio de estudantes e pesquisadores, mas principalmente por ser mais um passo na internacionalização da universidade”, defendeu.
As instituições irlandesas também firmaram convênios de cooperação acadêmica com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
A solenidade foi realizada no Ministério da Educação e contou ainda com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e do ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Irlanda, Joe Costello.
UnB Agência