No total, foram 5.879 inscritos para 60 vagas, incluindo-se aí os candidatos que optaram por utilizar a média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio nas edições de 2009, 2010 e 2011 do Enem.
Matrícula
Os aprovados deverão se matricular em primeira chamada no dia 2 de agosto, das 9h às 16h. A segunda chamada será no dia 3, das 9h às 16h. A manifestação de interesse pela vaga em lista de espera será também no dia 3, das 10h às 19h. A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera acontecerá a partir das 19h. A matrícula dos convocados em lista de espera será no dia 6 de agosto, das 9h às 19h.
As aulas se iniciam no dia 7 de agosto.
Documentação
Os aprovados deverão apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos (original e cópia): certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; documentos comprobatórios de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; foto 3x4 recente, colorida (apenas para os aprovados que fizerem a matrícula por procuração); CPF do candidato; e certidão de nascimento ou de casamento.
Projeto pedagógico tem conceito máximo
Tendo sido aprovado com conceito máximo (nota cinco) pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto pedagógico do novo curso tem como diferencial o fato de ter conseguido traduzir em suas estratégias as diretrizes curriculares do MEC para cursos de Medicina. Essas diretrizes representam uma mudança significativa na forma como os médicos vinham sendo formados nos últimos cem anos, com uma visão do processo saúde-doença-cuidado restrito aos seus aspectos clínicos e cirúrgicos; treinados para executar procedimentos técnicos com pouca atenção aos aspectos humanos e sociais do exercício da profissão e com o treinamento realizado apenas em hospitais, ignorando todo o avanço tecnológico da assistência ambulatorial ocorrido nos últimos 30 anos.
O Curso de Medicina da PUC Minas, ao adotar o paradigma da integralidade, irá formar um profissional de saúde com visão global do ser humano, apto a trabalhar em equipes multiprofissionais e em redes de atenção à saúde, comprometido com a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Ou seja, a Universidade pretende formar um médico completo, com as necessárias competências e habilidades para conhecer os problemas de saúde do povo brasileiro e a melhor forma de resolvê-los.
O espaço de formação desse profissional, além das aulas teóricas, será a Rede de Atenção à Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) no município de Betim e em sua microrregião, a partir de convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura – mantenedora da Universidade – e a Prefeitura Municipal de Betim.
Com o Curso de Medicina, a PUC Minas ampliará a oferta de graduações na área da saúde, somando-se aos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Também na área da saúde a Universidade oferece várias especializações (pós-graduações lato sensu) e mestrados e doutorados, como em Odontologia e Psicologia.
Leia mais:
01 agosto 2012: Vestibular Medicina: confira os aprovados em primeira chamada