Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
vanderlan bolzaniVanderlan da Silva Bolzani, professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e membro da coordenação do programa BIOTA-FAPESP, foi nomeada para exercer a função de diretora executiva da Agência Unesp de Inovação (AUIN).
A pesquisadora, que ocupava o cargo de vice-diretora executiva da agência, substitui o físico José Arana Varela, também do IQ da Unesp de Araraquara, que assumiu a presidência do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP no início de fevereiro.

Com 30 anos de carreira, Bolzani graduou-se pela Universidade Federal da Paraíba, realizou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Virginia Polytechnic Institute and State University, nos Estados Unidos.

Na Unesp desde 1980, desenvolve pesquisa em produtos naturais, onde criou o Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (Nubbe). Desde 1998 participa do Projeto BIOTA-FAPESP.

Entre as atividades da AUIN previstas para 2012, Bolzani destaca a realização da olimpíada “Energias renováveis: pesquisa, desenvolvimento sustentável e serviços sociais para combater a pobreza”, cujo edital está previsto para ser publicado até, no máximo, meados de maio.

“Será uma ação inteiramente voltada para os jovens da Unesp e uma forma de prospectar as ideias mais interessantes dos estudantes”, explicou.

Realizada em parceria com as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Graduação, o evento outorgará prêmios nas categorias “Plano de negócio sobre produto”, “Projeto sobre desenvolvimento sustentável” e “Serviços sociais em fontes renováveis”.

“A meta é atingir todas as áreas do conhecimento envolvidos na cadeia de produção de energia renovável”, disse Bolzani.

A pesquisadora foi laureada em 2010 pela Royal Society of Chemistry com o título de fellow, até então inédito em toda a América Latina, e, em 2011 com a Medalha Simon Matias, da Sociedade Brasileira de Química, e com o prêmio Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering, da Sociedade Norte-Americana de Química.   

Em 2011, também foi eleita membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Agência FAPESP