Destes, a maioria recebeu conceito 4, considerado bom numa escala que vai de 1 a 5, e o destaque foi para o curso de Pedagogia, oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, que recebeu conceito máximo. O CC avalia a qualidade, organização didático-pedagógica e o corpo docente de cada curso.
No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conceito que avalia o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, no total 4 cursos da UFRB já foram avaliados. Destes, a maioria também recebeu conceito 4 e o destaque ficou com o curso de Enfermagem, oferecido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, que recebeu conceito máximo.
Já o indicador Índice Geral de Cursos (IGC) destacou a UFRB no cenário nacional. O IGC resume a qualidade de todos os cursos de graduação e de pós-graduação, oferecidos pelos quatro campi da instituição, além de considerar a avaliação do corpo discente e docente e infraestrutura. No IGC 2010, a UFRB obteve o índice na faixa 4, confirmando seu foco na busca da excelência e promoção do desenvolvimento social, científico e cultural.
Ainda não divulgado, o Conceito Institucional (CI), processo avaliativo interno da universidade, é conduzido pela CPA através da participação de todos os membros da comunidade acadêmica. Esse indicador será gerado após o primeiro ciclo avaliativo da UFRB, que se encerra em março de 2012.
Confira a Síntese das Avaliações do Ensino Superior na UFRB.