Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Unesp realiza a segunda fase do Vestibular 2012 no domingo e na segunda-feira (18 e 19/12), das 14h às 18h30. Os 38.765 convocados responderão a 36 questões discursivas, 24 no primeiro dia, e 12 no segundo, quando também deverá ser feita uma redação. A menos de uma semana da segunda etapa, a Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) esclarece questões freqüentes dos candidatos.
Uma das principais dúvidas dos vestibulandos é sobre a possibilidade de mudança de opção de curso quando o aluno passa para a segunda-fase. A Vunesp enfatiza que isso não é possível, nem mesmo após a aprovação na segunda-fase. O candidato só poderá se matricular no curso para o qual se inscreveu no vestibular.

Outra questão que gera confusão entre os estudantes é sobre a nota de corte dos cursos. O termo “nota de corte” não seria o mais apropriado, segundo a Vunesp. Isso porque a Unesp divulga, junto com o resultado da primeira fase, uma tabela com o número mínimo de acertos dos convocados para a segunda fase, mas o índice não é previamente estipulado, pois depende do desempenho do grupo de cada uma das 156 carreiras. O único dado antecipado é a eliminação de candidatos com número de acertos inferior a 19.

A prova de transferência, disponível para alunos que já cursam uma faculdade e desejam se transferir para a Unesp, não tem relação com o vestibular, que oferece 6.629 vagas para ingresso apenas no primeiro de graduação.

Alguns estudantes isentos de pagar a taxa do vestibular se assustam quando consultam o status de sua inscrição na internet e verificam que ela consta como “não efetuada”. A Vunesp esclarece que o candidato cujo pedido de isenção foi deferido já está automaticamente inscrito. O status de inscrição é para consulta apenas dos candidatos pagantes.

Aqueles que prestam vestibular para os cursos da capital e para os cursos de Design, Educação Artística e Arquitetura e Urbanismo do Câmpus de Bauru fizeram as provas de habilidades específicas neste domingo (11/12) e também deverão fazer a prova da segunda fase, no próximo final de semana.

A Unesp não envia carta indicando o local de prova dos candidatos. Essa informação deve ser consultada no site da Vunesp, clicando aqui.

Fique atento!

Os convocados devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência.

Para fazer a prova é necessário portar cédula de identidade original, lápis preto número dois, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e régua transparente.

Durante as provas, não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, bem como protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

Para fins de identificação, não serão aceitos boletim de ocorrência, protocolo ou cópia de documento, ainda que autenticada.

Sobre a Unesp


A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. Tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos.

Tem cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Assessoria de Comunicação e Imprensa