Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Gestão por Competências simbolizou as boas-vindas aos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 9, no auditório do Centro de Capacitação (Capacit/UFPA) e contou com a participação dos reitores, pró-reitores, professores e servidores das duas Universidades.
O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, destacou os investimentos feitos na área de Recursos Humanos como ponto estratégico para o desenvolvimento institucional. “As universidades só vão superar seus próprios desafios qualificando, cada vez mais, o seu quadro de pessoal. Ao mesmo tempo, também acredito que isso não apenas melhora o aspecto profissional e pessoal dos nossos servidores, na medida em que eles possam ter melhorias financeiras e melhora da autoestima, como também para que, tendo uma melhor formação, possam prestar um serviço de mais qualidade para a sociedade”, afirma.

Segundo Carlos Maneschy, a estimativa é que, até 2012, mais de 200 servidores da UFPA estejam cursando mestrado ou doutorado e cerca de 4 mil, os cursos de especialização e/ou capacitação mais avançada. “Nós precisamos perceber, também, a necessidade de pensar a capacitação, a qualificação de nossos servidores de maneira mais ampla, que vá desde o ensino básico, fazendo com que aqueles técnicos que ainda não completaram o ensino possam completá-lo, até a capacitação de mais alto nível de pós-graduação, que é o doutorado”, ressalta.

Parceria - A oferta do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Gestão por Competências é resultado de uma parceria entre a UFPA e a UFRA e visa promover a qualificação do servidor, atendendo à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. O reitor da UFRA, Sueo Numazawa, ressaltou a importância da qualificação. “É fundamental para que a universidade funcione de forma efetiva, com pessoas capacitadas. Hoje, a UFRA tem 481 servidores que fizeram capacitação, 400 deles já fizeram mais de um curso e isso é muito bom para os gestores, contribui para o crescimento da instituição”, afirmou.

A aula inaugural do curso teve como palestrante convidado o professor Josep Pont Vidal, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). A turma é formada por 80 servidores públicos das duas instituições. O curso tem duração de 18 meses e inicia-se na próxima segunda-feira, 12. A servidora da UFPA Bárbara Troeira fala da expectativa em relação ao curso. “Além de ser uma área de que eu gosto e em que já trabalho, essa formação vai me permitir acompanhar o crescimento da Instituição. Estamos vivendo um momento especial, de investimento pessoal e profissional, e isso vai refletir na melhor prestação de nossos serviços”, aposta.

Assessoria de Comunicação da UFPA