Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unitau-logoA Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, às 14h, em entrevista coletiva para a imprensa, o Programa de Incentivo ao Pagamento (PIP). Trata-se de uma ação positiva destinada aos alunos de graduação que se mantém em dia com o pagamento de suas mensalidades. A partir do conceito de que educação é o melhor investimento, o PIP visa incentivar e beneficiar o comportamento adimplente dos alunos da Universidade. Nos moldes semelhantes do Cadastro Positivo, Medida Provisória que está para ser votada no Congresso Nacional e que prevê a criação de um banco de dados com nomes de “bons pagadores”, o PIP prestigia o aluno consciente de suas obrigações financeiras com a Universidade.
São três os instrumentos do PIP: o Desconto 5%, o Seguro Educação e a Bolsa BIP. O benefício do Desconto 5% nas mensalidades passa a ser direito do aluno que pagar suas mensalidades até o dia 10 de cada mês – mesmo que ele já tenha bolsa estágio pela Universidade.

Em processo de implementação, o Seguro Educação deve contemplar o aluno que estando com o pagamento da UNITAU atualizado fique impossibilitado de arcar com as suas despesas financeiras por motivos determinados. São eles: invalidez permanente total por acidente ou por doença do responsável financeiro, morte natural ou acidental do responsável financeiro, perda de renda por desemprego (o período de indenização será de no máximo seis mensalidades). Em caso de falecimento do mantenedor financeiro, inclusive, o Seguro Educação deve pagar as mensalidades até a conclusão do curso.

Já a Bolsa de Incentivo ao Pagamento (BIP) se traduz como um motivo a mais para que cada aluno pague suas mensalidades até o dia 12 (data do vencimento); a UNITAU irá sortear, mensalmente, uma bolsa integral até o fim do ano para quem paga em dia. A Pró-reitoria Estudantil (PRE) irá monitorar os sorteios.

“O Programa de Incentivo ao Pagamento (PIP) é um conjunto de ações que pretende beneficiar diretamente nossos alunos adimplentes. Acreditamos que esta seja uma medida que deve colaborar para a conscientização de que a Universidade é um bem-comum a todos aqueles que a usufruem, devendo, por isso, ter seu patrimônio preservado”, disse o Reitor da Universidade de Taubaté, José Rui Camargo.

Previsões

Desde o ano passado, medidas com o fim de conscientizar e prestigiar o aluno que honra seus compromissos financeiros já contribuíram para reduzir a inadimplência da Universidade de 40 para 30%. Para 2011, a expectativa é que o índice de inadimplência da Universidade de Taubaté caia de 30% para 15 ou 20% – média considerada satisfatória, em curto prazo, para os padrões da instituição.

Para mais informações, a UNITAU irá disponibilizar, em breve, o link: www.unitau.br/pip

ACOM/UNITAU