Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unoeste-logo-newA docente do curso de Fonoaudiologia da Unoeste, Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato, participou este mês do VII Congresso Internacional da Abralin (Associação Brasileira de Linguística). O evento que ocorreu em Curitiba (PR), contou com a realização de conferências, debates, palestras, entre outras atividades reunindo profissionais de diversos segmentos ligados à linguística. Na ocasião, a professora participou com apresentação oral na área de Neurolinguística denominada As Revelações de Sentido entre Provérbios Realizada por Afásicos e Não-afásicos: uma Articulação entre Discurso e Cognição. “Tive a oportunidade de revelar os resultados obtidos durante o estudo que comparou a interpretação de provérbios em pessoas afásicas, ou seja, que já sofreram algum tipo de lesão neurológica como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e em pessoas não-afásicas”.
Ela ressaltou que as conclusões observadas durante o trabalho foram apresentadas aos participantes do evento. “Concluí que existe uma dificuldade de compreensão destes tipos de frases em pessoas afásicas. Informação essa que poderá auxiliar os profissionais sobre quais procedimentos realizar para minimizar este problema”.

Sandra salientou que o congresso contribuiu para o desenvolvimento de atividades na Unoeste. “Além dos trabalhos já realizados na área da Neurolinguística, pretendo desenvolver com os acadêmicos um grupo de estudos da linguagem através da interação entre afásicos e não-afásicos. Uma experiência diferenciada para a futura profissão destes alunos”.

Convite – No dia 24 de fevereiro, a docente participará de uma banca de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (Unicamp-SP).

Assessoria de Imprensa Unoeste
(Universidade do Oeste Paulista)